Livro sobre a Bahia na época de D. João será lançado no Museu de Arte da Bahia

A exposição comemorativa dos 200 anos da chegada da Corte Portuguesa à Bahia será encerrada, domingo (29), no Museu de Arte da Bahia (MAB), após ter sido visitada por aproximadamente 11 mil pessoas, sobretudo estudantes das redes pública e privada de ensino. Às 18h30 do mesmo dia será lançado um catálogo de 200 páginas, ilustrado com a iconografia da época.

Textos e documentos enriquecem a publicação, que foi elaborada com a participação de Sylvia Athayde, diretora do MAB e coordenadora do projeto, e de historiadores convidados como as professoras Maria José de Souza Andrade, Maria Conceição da Costa e Silva e Carolina Pontim (coordenação editorial), sendo prefaciado pelo secretário da Cultura, Márcio Meireles, e pelo presidente da Fundação Gulbenkian, Emílio Rui Vilar.

A publicação sobre a Chegada de D. João e a Corte Portuguesa à Bahia em 1808 é constituída de três partes. A primeira, retrata a Cidade de Salvador na 1ª metade do século XIX, vista por viajantes estrangeiros por meio de seus relatos e ilustrada com desenhos, gravuras e pinturas. A segunda, reúne vários documentos da época lavrados por D. João, quando da sua passagem pela Bahia, a exemplo da Carta Régia de Abertura dos Portos. A terceira é voltada para a exposição, com textos explicativos e amplamente ilustrados com fotos e descrições das peças que integraram a mostra, oferecendo uma ampla visão do conjunto.

cas/is

Comentários