Nova barragem no Rio de Contas vai beneficiar Brumado-Bahia

A população do sudoeste do estado vai ganhar uma nova barragem, a de Cristalândia, localizada no Rio de Contas, no município de Brumado. Também serão beneficiados mais quatro municípios da região, totalizando 67.619 pessoas.

O contrato entre a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Gemec Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação, foi assinado, nesta quinta-feira (29), pelo governador Jaques Wagner, o vice-governador Edmundo Pereira e por representantes da empresa, na Governadoria.

O empreendimento vai garantir, definitivamente, a regularidade no abastecimento de água na cidade e em seus distritos, situados no semi-árido e vitimados por longos períodos de estiagem. O investimento vai acabar com os transtornos causados pelas freqüentes secas na região como a de 1998, que atingiu a Barragem do Rio do Antônio.

O investimento total do projeto é de R$13 milhões, incluindo a construção da barragem e as obras de desapropriação. O prazo para a conclusão é de 180 dias. Na primeira etapa, a barragem terá capacidade de vazão de aproximadamente 13 milhões de metros cúbicos. Na segunda, a previsão é que essa vazão passe para 30 milhões metros cúbicos.

O vice-governador Edmundo Pereira afirmou que a barragem, apropriada para a irrigação de mais de dois mil hectares de terra, resolverá o problema de falta d´água na região, beneficiando muitos municípios como Tanhaçu, Ituaçu, Aracatu e Malhada de Pedras.

zcm/is

Comentários