Ponto Cidadão será inaugurado sábado (14) em Central - Bahia

O primeiro Ponto Cidadão - unidade compacta de atendimento do posto SAC voltado para municípios de médio e pequeno portes, será inaugurado neste sábado (14), em Central, município localizado na microrregião de Irecê, no semi-árido baiano. O projeto inova o conceito de atendimento ao público, ao oferecer um pacote de serviços às populações de cidades não abrangidas pelos postos SAC, permitindo ampliar rapidamente a rede de atendimento ao cidadão, no interior, e reduzir o prazo de emissão de documentos básicos.

O Ponto Cidadão vai emitir documentos essenciais para o exercício da cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e Cadastro de Pessoa Física (CPF). O Ponto Cidadão de Central funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Praça Cantídio Pires Maciel, 37, Centro.

O projeto desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb) como ferramenta de expansão do atendimento ao cidadão pelo interior do estado, deve abranger até o final de 2009 outros 16 municípios. Inhambupe e Valença são os próximos onde será implantado um Ponto Cidadão. A previsão é que cerca de 2 milhões de cidadãos baianos passem a usufruir das facilidades ofertadas pela nova unidade de atendimento ao cidadão.

De acordo com o Secretário da Administração, Manoel Vitório, o Ponto Cidadão vai oferecer atendimento mais acessível e eficaz para a obtenção de documentos, viabilizando a participação em programas de governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades de geração e renda. “O projeto inova ao propor um modelo capaz de ampliar o atendimento à população do interior e, ao mesmo tempo, ser compatível com a capacidade orçamentária do Estado“, resume Vitório.

Com a nova unidade de atendimento, o prazo para emissão de documentos básicos em municípios de pequeno porte será reduzido consideravelmente. A Carteira de Identidade nestas localidades, por exemplo, que demora entre 45 e 60 dias para chegar ao usuário, passará a ser entregue no prazo máximo de 15 dias.

Programa Você Cidadão

Paralelo à inauguração do Ponto Cidadão, acontece a realização da terceira edição do programa Você Cidadão, que leva uma caravana de serviços gratuitos às comunidades atendidas. O programa oferece um leque de atividades nas áreas de documentação, saúde, cidadania e lazer, das 8h às 15h, na Praça Cantídio Pires Maciel.

No setor de documentação, será disponibilizada 2a via de identidade e certidão de nascimento na carreta do SAC Móvel, além dos serviços prestados no Ponto Cidadão. No quesito saúde, a população terá acesso a exames de pressão arterial, glicemia, atividades educativas sobre tuberculose e hanseníase, DST, HIV, distribuição de preservativos, tipagem sanguínea, vacinação, consulta médica com clínico geral e fisioterapeuta.

Também serão prestados serviços de atendimento judiciário e ouvidoria, além da distribuição de 2 mil pratos de sopa pelo projeto Nossa Sopa, das Voluntárias Sociais da Bahia. Fazem parte, ainda, da programação limpeza de pele, corte de cabelo, manicure, exposição de animais, exposições de artesanato, biblioteca móvel e atrações culturais diversas. Os serviços são oferecidos numa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Central.

Com população de cerca de 17 mil habitantes, o município de Central tem economia predominantemente voltada para a área de serviços, que concentra 72,27% da atividade econômica local. Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, agropecuária e indústria são responsáveis, respectivamente, por 17,25% e 10,48% do PIB municipal.

Aas/al

Comentários