São João da Bahia envolve mais de 400 municípios

A maior festa regional do Brasil se aproxima. Este ano, na Bahia, o período junino chega repleto de novidades, uma vez que o governo, por meio da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa, resolveu transformar as comemorações em mais um atrativo turístico do estado, ampliando a festa que, a cada ano, atrai um maior número de visitantes a Salvador e às cidades do interior.

Grandes atrações vão tomar conta dos 417 municípios do estado, sem faltar a fogueira na porta das casas, o forró pé-de-serra e o licorzinho para esquentar as noites frias de junho. Em alguns deles, os festejos acontecem durante quase todo o mês, sendo, por isso, de grande importância para a economia do Estado. Nesta época, hotéis, pensões e restaurantes ficam lotados, o comércio vende mais e novos empregos diretos e indiretos são gerados.

Segundo o historiador e presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, 59 anos, o “São João é uma festa de toda a Bahia. Tem o lado religioso, do grande anunciador do nascimento de Cristo - daí a tradição das fogueiras que serviam como sinalização - e a influência do mundo agrário, pois é época de colher o milho que se plantou no Dia de São José (19 de março). Por isso, as comidas típicas da festa”.

Sobre a origem da festa, ele explica que Portugal tem uma forte influência porque foram os portugueses que a trouxeram para o Brasil. Da França, veio a dança marcada que influenciou as típicas quadrilhas, com o cavalheirismo de chamar a moça para dançar de joelhos, o anarriê (dar para trás em francês). “As bombas, são para não deixar São João dormir”, afirrma.

A idéia do Governo do Estado de transformar o São João em um produto turístico internacional é considerada muito interessante, na avaliação do historiador. Para ele, com “a iniciativa de puxar festa para o turismo em todos os municípios, vai ficar mais fácil resgatar as raízes das comemorações, além de dar mais opções para o público”. Todas as informações sobre o São João da Bahia estão no site www.saojoaobahia.com.br.

uas/is

Comentários