Transplante de órgãos avançam no interior da Bahia

O projeto de interiorização das atividades de captação e transplantes de órgãos deverá registrar, brevemente, importantes avanços nas 6ª e 7ª Diretorias Regionais de Saúde (Dires), com sede, respectivamente, nos municípios de Ilhéus e Itabuna. A diretoria da 6ª Dires, após entendimentos com o coordenado do Sistema Estadual de Transplante, disponibilizou a enfermeira Ana Aragão para atuar como coordenadora regional do Programa Estadual de Transplante. Ainda em Ilhéus, foi definida a ativação das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes dos hospitais Geral Luis Viana Filho e São José, que de início atuarão na captação de córneas.

Em Itabuna, sede da 7ª Dires, será implantada a Comissão Intra-Hospitalar de Transplante do Hospital de Base, enquanto o Hospital de Olhos Rui Cunha está em fase de credenciamento para realizar transplante de córnea.

Os contatos mantidos pelo coordenador do Sistema Estadual de Transplante, Eraldo Moura, resultaram também na programação, para o próximo mês de julho, de diversas atividades relacionadas à questão. No dia 8, acontecerá o primeiro módulo de transplante para estudantes de enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), e no dia 9, profissionais das equipes de Saúde da Família e agentes comunitários de saúde terão um curso sobre transplantes.

No dia 10 julho, coordenadores das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes dos hospitais de Ilhéus e de Itabuna participam de uma capacitação, em Ilhéus, onde também será realizado, em parceria com o Conselho Regional de Medicina, no dia 11, o 6º Curso de Morte Encefálica, voltado para médicos intensivistas, neurologistas e emergencistas das unidades hospitalares da região.

Sas/al

Comentários