Ufba e Governo se juntam em defesa do meio ambiente

Com a intenção de disseminar o conceito de consumo consciente, para a consolidação de uma consciência ambiental na sociedade, a Universidade Federal da Bahia lançou, segunda-feira (2), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o projeto Ufba Ecológica.

Após o lançamento, houve a assinatura do convênio de cooperação técnico-científica entre a Fundação France Libertés, Worldwatch Institute (WWI), Universidade Livre da Mata Atlântica (UMA) e Governo do Estado.

O projeto foi estruturado em duas vertentes, Ufba Consciente e Século 21. A primeira vai estimular todos os membros da comunidade universitária, para a racionalização do uso de recursos naturais e insumos em geral, além de promover técnicas de produção mais limpas.

Em paralelo, o Século 21 realizará ações de alcance da população, como promoção de cursos e seminários, para formação de uma visão crítica das questões ambientais atuais. Tais atividades deverão incentivar o conhecimento das técnicas de desenvolvimento sustentável e ecologia industrial.

O evento contou com a participação da presidente da fundação France Libertés e ex-primeira-dama da França, Danielle Mitterrand, do reitor da Ufba Naomar e do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, Juliano Matos, representando o governador.

Na ocasião, foram discutidas a situação ambiental na Bahia, a crise ecológica no mundo e as iniciativas do poder público e da sociedade civil organizada, para reverter o problema. “As madeiras oriundas de floresta nativa são a matriz energética dos micros e pequenos empresários. Por isso, temos que nos aproximar desta realidade, compreender os seus dramas e procurar trabalhar a preservação como desenvolvimento sustentável”, afirmou Matos.

mas/is

Comentários