Inventores baianos podem concorrer a um total de R$ 53 mil em prêmios

O estímulo ao espírito empreendedor dos baianos é o principal alvo do concurso Idéias Inovadoras, lançado no dia 28/07, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O total de R$ 53 mil em prêmios será dividido entre os 12 vencedores das quatro categorias: alunos de cursos de graduação, mestrado e doutorado e inventores livres, esta aberta para qualquer pessoa que more no estado, independente de sua formação.

Os concorrentes podem participar enviando projetos de produtos, processos ou serviços inovadores, que serão analisados usando como critério a inovação proposta, a originalidade, o perfil do empreendedor, o mercado em potencial e os impactos da inovação. O concurso é fruto de uma parceria entre a Fapesb, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

“Esta é uma iniciativa para promover a articulação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo”, afirmou a diretora-geral da Fapesb, Dora Leal Rosa. Para o diretor de Inovação da fundação, Elias Ramos de Sousa, o objetivo do concurso é descobrir as pessoas que têm potencial inovador, mas estão escondidas.

O regulamento do concurso, que inscreve até 17 de outubro, com detalhes sobre submissão de projetos e valor dos prêmios por categoria, está disponível no portal da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br). A entrega dos prêmios será feita no dia do encerramento do Simpósio Internacional de Empreendedorismo, que acontece de 19 a 21 de novembro.

xas/om

Comentários