Irecê incluída em atividades práticas para capacitação em produção de sementes e mudas

Atividades práticas na área de capacitação em produção de sementes e mudas serão realizadas para 33 técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e de entidades parceiras, durante a 2ª etapa do 3º Curso de Capacitação na Produção de Sementes e Mudas.

As aulas serão ministradas de segunda (28) a sexta-feira (1), em áreas experimentais da EBDA, de produção de sementes próprias, nas comunidades de agricultores familiares, em uma Unidade de Beneficiamento e no Laboratório de Análise de Sementes. Os locais das práticas estão distribuídos nos municípios de Feira de Santana, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Paripiranga, Irecê e Cruz das Almas.

Na abertura do evento será feita a apresentação do roteiro de atividades e sinopse dos conteúdos e práticas para a produção de sementes e mudas. Segundo o engenheiro agrônomo da EBDA e um dos instrutores da capacitação, Edson Alva, o objetivo é garantir que os técnicos possam repassar os conhecimentos aos agricultores familiares para que estes produzam, com qualidade, suas próprias sementes e mudas, uma das principais ações do Projeto Semeando.

“Este curso visa qualificar profissionais para assistir ao agricultor familiar; contribuindo na produção/produtividade de suas culturas”, disse Alva. Serão ministradas também práticas específicas do sistema produtivo das espécies milho, feijão, mamona, girassol, pinhão manso, entre outras.

A EBDA, por meio do Programa Semeando e da qualificação dos técnicos, pretende mostrar ao agricultor a importância da utilização de sementes e mudas preconizadas pela pesquisa, mais produtivas e tolerantes a pragas e doenças. “Uma semente de qualidade representa a garantia de sucesso da produção já que a mesma é considerada o insumo número um da agricultura”, afirmou Alva.

ras/is

Comentários