Jogos Abertos do Interior - Cinco municípios são campeões do sudoeste baiano

Os municípios de Ilhéus, Iguaí, Itabuna, Jequié e Ipiaú foram os classificados da última etapa do zonal sudoeste dos Jogos Abertos do Interior, realizada em Jequié, no domingo (20). As disputas finais das modalidades de basquete, handebol, vôlei e futsal agitaram o Ginásio Aníbal Brito e a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb). Cerca de 315 atletas participaram do campeonato.

As cidades classificadas estão garantidas para a fase final da competição, que acontecerá entre 11 e 14 de setembro, em Feira de Santana, onde estarão reunidas as melhores equipes poliesportivas das nove regiões baianas participantes. As modalidades de natação, ginástica rítmica, judô e atletismo serão incluídas nessa fase do campeonato.

“Não esperava conquistar a medalha de ouro, apesar de ter uma boa equipe. O nível técnico desse zonal é muito alto, mas como superamos esse desafio, acredito na possibilidade de realizar o mesmo feito na final” disse a artilheira do futsal feminino de Iguaí, Suzane Santana, que fez dois gols na partida final e derrotou o time da casa por 4 a 2.

A população de Jequié lotou os ginásios durante as finais, porém o município foi campeão apenas no vôlei masculino. As meninas de Ipiaú ficaram com o ouro no vôlei feminino. No handebol, as equipes de Itabuna demonstraram a força do esporte local e se classificaram nas duas categorias. Apesar dos bons resultados, o dono da festa foi o futsal de Iguaí, que levantou o ginásio Aníbal Brito, após classificar o feminino e o masculino para a fase final.

No basquete, o time de Ilhéus foi o melhor e ficou com o primeiro lugar no masculino. O time feminino também disputará a final do basquete, em Feira, pois foi a única equipe inscrita na modalidade durante o zonal.

“Participar desse campeonato é sempre uma honra, não só pelo fato de representar o município de Iguaí, mas pela oportunidade de rever os amigos, grande diferencial dos Jogos Abertos, única competição direcionada ao esporte amador que consegue reunir os municípios da nossa região” explicou a atleta Suzane.

Cerca de 150 municípios estão participando da competição, dividida em nove etapas regionais. Os próximos a sediar os Jogos serão Camaçari (25 a 27 deste mês), Valente (8 a 10 de agosto), Barra (15 a 17 de agosto) e Santo Antônio de Jesus (15 a 17 de agosto).

A com petição é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, com o objetivo de interiorizar o esporte no estado, revelar talentos e gerar inclusão social. “Este ano dobramos o número das etapas classificatórias. A tendência é expandir cada vez mais a competição e atingir todos os municipios baianos” ressaltou o diretor de Fomento, Reginaldo Sacramento.

tas/is

Comentários