Produtores rurais de Ubaíra beneficiados com viveiro florestal

O município de Ubaíra, no recôncavo sul do estado, vai ganhar um viveiro florestal para produção de 100 mil mudas de espécies nativas e exóticas, visando atender ao Projeto de Recomposição das Matas Ciliares da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O objetivo é recompor 70 hectares na sub-bacia do rio Brejões, além da recuperação de seis nascentes dos riachos que abastecem as comunidades de Lagoa do Boi e Jenipapo.

A inauguração do viveiro acontecerá nesta quarta-feira (dia 23), na comunidade dos Oitis, e contará com a presença de representantes da Sema, além de membros da Rede de Desenvolvimento Social (Redes), Ministério Público de Ubaíra e produtores rurais. De acordo com o superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade (SFC), Marcos Ferreira, a secretaria financiou a implantação, fez o estudo da área e elaborou o projeto técnico do viveiro.

Na oportunidade, também será lançado o projeto “Nosso Vale tem Aroeira que alimentam os sabiás”, que pretende fomentar o plantio da Aroeira (Schinus terebinthifolius), o manejo e comercialização das sementes, gerando emprego e renda para a região. “A previsão para este ano é a comercialização de oito toneladas de sementes, gerando uma renda de 25 a 30 mil reais”, afirmou Ferreira

Os projetos beneficiarão mais de três mil pessoas das comunidades de Lagoa do Boi, Jenipapo, Sapucaia, Cachoeiro, Comum da Carlota, Volta do Rio, Oitis, Palmeiras e Palmeirinha.


mas/is

Comentários