Prorrogado edital de Popularização da Ciência e Tecnologia

Foi prorrogado para 1º de agosto o prazo de submissão de propostas para o Edital de Popularização da Ciência e Tecnologia, lançado em maio pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Podem concorrer aos R$ 600 mil representantes de instituições de ensino superior, pesquisa ou de caráter científico-tecnológico, além de dirigentes de organizações do terceiro setor e diretores de escolas da rede pública ou de consórcio público-privado.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria da Educação (SEC), o edital tem como objetivo apoiar propostas que promovam a melhoria da qualidade do ensino das ciências, estimulem jovens para carreiras científicas e tecnológicas e agucem sua curiosidade, criatividade e capacidade de inovação.

“É importante que os projetos tenham em vista o uso da ciência e tecnologia em favor da inclusão social e da redução das desigualdades”, afirmou o diretor científico da Fapesb, Robert Verhine.

Uma das formas de incentivar a popularização da ciência e tecnologia está no apoio financeiro a eventos que acontecerão durante a Semana Nacional de C&T, que será realizada entre os dias 20 e 26 de outubro, com o tema Evolução e Diversidade.

Nesse período, em todo o país, serão debatidos assuntos como a evolução da vida, a seleção natural, a evolução social e as diversidades biológica, ambiental, étnica e cultural. A escolha do tema é uma homenagem aos 150 anos da publicação da Teoria da Seleção Natural, que tornou célebre o naturalista inglês Charles Darwin.

Além de financiar os eventos que serão realizados em outubro, o edital dispõe de recursos para apoiar propostas que podem ser executadas no período de até dois anos. O apoio a projetos dessa natureza inclui a concessão de bolsas em três modalidades: Iniciação Científica Júnior, para alunos do ensino médio de escolas públicas; Iniciação Científica, para alunos de cursos de graduação; Iniciação em Extensão, para alunos de cursos de graduação ou para profissionais técnicos de nível médio formados há, no máximo, dois anos, e Professor Investigador, para professores com vínculo empregatício em escolas públicas.

Como concorrer

Para concorrer ao Edital de Popularização da Ciência e Tecnologia, os interessados devem enviar suas propostas para a Fapesb, por Correios, com data de postagem até 1º de agosto.

A consulta ao edital, com informações detalhadas sobre prazos, condições de elegibilidade e preenchimento de formulário on-line, pode ser feita por meio do portal da Fapesb, no endereço www.fapesb.ba.gov.br.

xas/om

Comentários