Seminário em Conceição do Coité sobre segurança e saúde no trabalho

Até o final deste mês, cerca de 650 pessoas vão participar de seminários sobre segurança e saúde no trabalho, que serão realizados pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre). Temas como segurança e saúde do trabalhador, direitos previdenciários, doenças ocupacionais e meio ambiente serão debatidos por trabalhadores, lideranças comunitárias e sindicais e associações.

O primeiro desses encontros acontece em Conceição do Coité, nos dias 14 e 15, município que tem como principal economia a atividade do sisal. Na pauta do seminário, assuntos relacionados às condições de trabalho e saúde do trabalhador na atividade sisaleira, os fatores de risco, medidas preventivas e os meios alternativos de sobrevivência na região.

Nos dias 17 e 18, no município de Sento Sé, será realizado o Seminário Segurança, Saúde e Meio Ambiente na Atividade da Pesca Artesanal. Durante o encontro, pescadores e pessoas ligadas à atividade pesqueira vão discutir segurança em embarcações, pesca artesanal e direitos previdenciários.

Os seminários dos municípios de Paulo Afonso – nos dias 29 e 31– e de Euclides da Cunha – nos dias 31 e 1º de agosto –, além de discutir assuntos relacionados à atividade rural, vão tratar da regulamentação da profissão de mototaxistas. Em Euclides da Cunha, os riscos de acidentes e doenças do trabalho na atividade de coleta do lixo é também tema do seminário.

Apóiam a realização dos encontros a Fundacentro (órgão do Ministério do Trabalho e Emprego), prefeituras, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (Cerest), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e as colônias de pescadores do município de Sento Sé.


tas/om

Comentários