Profissionais de Vitória da Conquista, Ipiaú e Jequié são capacitados para tratamento do fumante

Cinquenta profissionais de saúde da atenção básica dos municípios de Vitória da Conquista, Ipiaú e Jequié serão capacitados pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo para abordagem e tratamento de fumantes. O treinamento acontece nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), no Pólo de Capacitação em Saúde da Família de Vitória da Conquista, sede da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).

Criado em 1999, pela Secretaria da Saúde do Estado, o Programa de Controle do Tabagismo desenvolve ações e sensibilizações contínuas, como medidas de controle em canais comunitários (unidades de saúde, escolas e ambientes de trabalho), e ações pontuais, sempre com a proposta de manter em destaque informações anti-tabagismo.

As ações contínuas abrangem, além do Saber Saúde, voltado para estabelecimentos escolares, os programas Prevenção Sempre e Saúde e Coerência, desenvolvidos, respectivamente, em ambientes de trabalho e unidades de saúde. O objetivo é manter um fluxo contínuo de informações sobre o tabagismo, os riscos para os fumantes e os riscos da poluição do tabaco nos diversos ambientes.

O trabalho do Programa Estadual de Controle do Tabagismo também inclui o projeto Ambiente Livre do Cigarro, desencadeado a partir de portaria assinada pelo então secretário da Saúde, José Maria de Magalhães Netto, em maio de 2000, proibindo o consumo de produtos fumígeros nas dependências internas da Sesab, medida que resultou na melhoria da condição ambiental e protegeu o fumante passivo dos prejuízos causados pela fumaça dos cigarros.

Além das ações educativas contínuas e pontuais, o programa está capacitando profissionais para o atendimento a fumantes dispostos a abandonar o vício. Profissionais de diversos municípios, inclusive Salvador, já estão treinados para este atendimento, que inclui a abordagem e o tratamento da dependência, incluindo suporte medicamentoso, quando necessário.

sas/is

Comentários