Seminário discute práticas, hábitos e comportamentos no controle do tabagismo

Práticas, hábitos e comportamentos no controle do tabagismo serão discutidos no seminário que a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, realizará, nesta quinta-feira (28), das 8h30min às 12h, no auditório da Faculdade de Odontologia da Ufba, no Canela, antecipando a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de setembro.

Este ano, por recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a data tem como tema Ambientes 100% livres do fumo:um direito de todos. O seminário reunirá profissionais de saúde, com o objetivo de colocar em evidência a problemática do tabagismo, chamando atenção, principalmente, para a necessidade de unir esforços e fortalecer iniciativas voltadas para a prevenção do tabagismo entre crianças e adolescentes e os males do tabagismo passivo.

A exposição de não fumantes à fumaça do cigarro se constitui na terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool. De acordo com informações do Inca, as orientações da Organização Mundial da Saúde estabelecem que lugares públicos e ambientes de trabalho sejam 100% livres de fumaça do tabaco.

As diretrizes devem ser adotadas pelo Brasil e pelos demais países que ratificaram o tratado internacional da OMS - a instituição pretende frear a expansão do tabagismo pelo mundo. Ainda segundo o Inca, pessoas que trabalham onde é permitido fumar poderão, ao final do dia, ter respirado o equivalente a dez cigarros, o que aumenta em cerca de duas vezes o risco de infarto do miocárdio e em seis vezes o risco de câncer de pulmão.

O seminário terá como palestrantes, o presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba), Paulo Ribeiro, o professor Antônio Falcão, da Faculdade de Odontologia da Ufba, o pneumologista Francisco Hora, do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, e a jornalista Daniela Guedes, da Ong Aliança contra o Tabagismo.

Outras ações

O Dia Nacional de Combate ao Fumo também será lembrado pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, que realizará, na quarta e quinta-feira (27 e 28), o IV Fórum Municipal de Álcool e outras Drogas. A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Terezinha Paim, fará a conferência de abertura do evento, abordando o tema “Tabagismo: uma droga legalizada e um dano à saúde pública”.

Em Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá na sexta, das 8 às 13h, no Campo Grande, uma Feira de Saúde para alertar a população sobre os danos causados pela inalação da fumaça do cigarro, tanto para os fumantes ativos como para os passivos.

sas/is

Comentários