Seis motivos para o PT ter ganhado a eleição em Irecê

O resultado da eleição em Irecê foi vantajoso para o PT que teve mais de 4 mil votos na frente do segundo colocado, Luiz Bezerra Sobral:

Zé das Virgens: 15.141 votos
Luiz Sobral:11.031 votos

Enumeramos aqui seis motivos para o PT sair vitorioso em Irecê:

  1. Havia um imenso interesse do governo Jacques Wagner em fazer um prefeito em Irecê, cidade que é o coração da microrregião e um ponto estratégico para as próximas eleições para governador.
  2. Joacy Nunes Dourado, o atual prefeito, apesar de não ser muito carismático, fez uma boa administração, trazendo empresas novas para o município e realizando inúmeras obras, como asfaltamento de ruas, construção de colégios, avanços na educação, entre outras.
  3. A campanha de Zé das Virgens lembrou a de Lula, que nas duas anteriores usava um estilo mais agressivo, depois adotou o "Paz e Amor". Zé fez a mesma coisa, sem agressões, respeitando os adversários e apresentando um projeto de governo, conseguiu o que queria.
  4. Existia um imenso medo, na maior parte dos ireceenses, de Sobral voltar ao poder, o que seria, segundo a campanha do PT a volta do "Velho Retrocesso". E os articuladores da coligação "Juntos vai ficar melhor" souberam explorar este ponto, retirando muitos votos de Sobral.
  5. Beto Lelis foi submetido a um intenso desgaste político, não conseguindo o registro de sua candidatura em tempo hábil e tendo que apelar para vários tribunais. Isso contribuiu para que muitos eleitores "pulassem" para o lado de Zé.
  6. No dia 5 de Outubro, Beto Lélis perdeu centenas de votos, pois a turma do "Velho Retrocesso" começou a marcar pressão. Assim, como existe uma identidade ideológica entre os eleitores de Beto e os de Zé, muitos eleitores de Beto Lelis, resolveram votar em Zé das Virgens na última hora. O contrário também seria verdadeiro. Caso Zé das Virgens estivesse em desvantagem, muito eleitores dele migrariam para o lado de Beto Lelis. O que a cidade de Irecê não queria era voltar ao passado.
Temos um novo prefeito que assumirá no dia 1º de Janeiro e torcemos para que ele faça uma boa administração. Os ranços da campanha ficaram no passado e agora devemos todos olhar para a frente, visando o progresso de nossa terra.

Leia também: Deputado Zé das Virgens é o novo prefeito de Irecê

Comentários

Unknown disse…
Acho esse blog meio tendencioso... Uma pena!