Carnaval da Bahia traz atrações inéditas com o seu trio "pipoca"

O carnaval da Bahia este ano vem com inovações, entre as quais o trio Bahia Sound System - atração do Carnaval Pipoca, programa lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) para atender o público da folia “pipoca” – vai levar às, os ritmos jamaicanos e rap.

A originalidade do trio ficará por conta do rapper Daganja, do coletivo Ministereo Público e da banda de hip hop O Quadro (da cidade Ilhéus). Eles se apresentam no circuito Osmar (Campo Grande), nesta sexta-feira (20), por volta de 20h, no horário entre os desfiles dos blocos Me Deixe a Vontade e Cortejo Afro (bloco afro).

O coletivo MiniStereo Público vai estrear no Carnaval seu sistema de som perambulante, inspirado na tradição jamaicana dos “soundsystems”, levando às ruas os modernos ritmos da Jamaica (dub, dancehall, raggamuffin).

O MiniStereo Público foi formado em Salvador, em 2005, por quatro DJs (Dudub, Pureza, Raiz e Dfrence) e dois vocalistas. Na mesma apresentação, O Quadro vai tocar a música "Tá amarrado", mistura de ragga com hip hop que abre seus shows, e composições de artistas que influenciam o grupo, como Tim Maia, Bob Marley, Thaíde & DJ Hum.

Já o show do rapper Daganja, que se apresenta em um trio elétrico pelo segundo ano consecutivo, será baseado no álbum recém-lançado "Entre versos e prosa" (2008), com influências de reggae, samba e musica regional. "Achei o programa Carnaval Pipoca bastante interessante, é um projeto que tem que continuar por vários e vários anos", afirma Danganja.

“O projeto Carnaval Pipoca fortalece outro grupos musicais, que não tocam apenas axé music", diz o rapper, que atua no cenário do rap da Bahia há mais de 10 anos. Sua banda tem como formação 2 MCs, dois DJs e um cantor de soul music, todos do bairro de Massaranduba, Salvador.

A proposta do trio "Bahia Sound System" é de uma apresentação tripla do MiniStereo Público, Daganja e O Quadro, sem divisões de quem começa ou termina. A saída do trio será depois do bloco Me Deixe a Vontade e antes do bloco Cortejo Afro.

O MiniStereo Público também participa do programa Carnaval Pipoca na terça-feira (24), no trio "Terreiro Circular", juntamente com o cantor Lucas Santana (samba, dub, reggae, rock, funk e pop) mais o suingue dos coletivos Ministereo Público e Terreiro Circular (trip hop, frevo, afro-beat), além de contar com a participação do grupo de rap Milicianos, de Plataforma (Subúrbio Ferroviário). O trio "Terreiro Circular” desfila na terça, por volta das 15h30, no Circuito Dodô (Barra), entre os desfiles dos blocos Skol D+ e Eu Sou o Samba.

Comentários