2007-12-18

Chuvas voltam a cair em Irecê e anima produtores

Pelo menos em Irecê, a sede do território, as chuvas começaram a cair, deixando os agricultores e criadores bastante animados, diante da possibilidade de termos um ano bom, com farta produção, diminuição de dívidas e progresso.

Em Ibipeba, segundo informações de Zeca, ontem à noite caiu muita chuva no município e provavelmente em localidades mais próximas. Lá a situação estava dramática e alguns criadores perderam animais por conta da seca.

Irecê que já foi considerada nacionalmente como a Capital do Feijão continua a mesma. Seu solo é o segundo mais fértil do mundo, perdendo, salvo engano, apenas para o da Ucrânia.

Tudo que se planta por aqui, produz de forma surpreendente. Feijão, milho, mamona, alfafa, gergelim, girassol . Também frutas como uva, pitanga, amora, banana, mamão, manga, abacaxi...

Infelizmente houve um desprezo por parte dos governantes e os agricultores, os heróis deste sertão, foram penalizados com juros altíssimos. Deixaram de plantar e o preço do prato predileto do brasileiros, feijão com arroz, ficou bem caro.

Os nutricionistas dizem que existem outras leguminosas capazes de substituírem o feijao, a exemplo da ervilha, lentilha ou grão-de-bico, mas, infelizmente, o preço é maior.

O desprezo das autoridades para com os agricultores de Irecê resultou em prejuízos para a população, não só daqui, mas também de outros estados, em conseqüência da elevação dos preços do produto. Tomara que sirva de alerta para os governantes.

Um comentário:

Cida disse...

PARABÉNS MEU GRANDE AMIGO PELO SEU TRABALHO, ESTÁ CADA VEZ MELHOR.SUCESSO SEMPRE PRA VC E PRO SEU FAMOSO JORNAL.UM GRANDE ABRAÇO.
CYDAH PAIVA

Arquivo


Ocorreu um erro neste gadget