Chuvas voltam a cair em Irecê e anima produtores

Pelo menos em Irecê, a sede do território, as chuvas começaram a cair, deixando os agricultores e criadores bastante animados, diante da possibilidade de termos um ano bom, com farta produção, diminuição de dívidas e progresso.

Em Ibipeba, segundo informações de Zeca, ontem à noite caiu muita chuva no município e provavelmente em localidades mais próximas. Lá a situação estava dramática e alguns criadores perderam animais por conta da seca.

Irecê que já foi considerada nacionalmente como a Capital do Feijão continua a mesma. Seu solo é o segundo mais fértil do mundo, perdendo, salvo engano, apenas para o da Ucrânia.

Tudo que se planta por aqui, produz de forma surpreendente. Feijão, milho, mamona, alfafa, gergelim, girassol . Também frutas como uva, pitanga, amora, banana, mamão, manga, abacaxi...

Infelizmente houve um desprezo por parte dos governantes e os agricultores, os heróis deste sertão, foram penalizados com juros altíssimos. Deixaram de plantar e o preço do prato predileto do brasileiros, feijão com arroz, ficou bem caro.

Os nutricionistas dizem que existem outras leguminosas capazes de substituírem o feijao, a exemplo da ervilha, lentilha ou grão-de-bico, mas, infelizmente, o preço é maior.

O desprezo das autoridades para com os agricultores de Irecê resultou em prejuízos para a população, não só daqui, mas também de outros estados, em conseqüência da elevação dos preços do produto. Tomara que sirva de alerta para os governantes.

Comentários

CYDAH PAIVA disse…
PARABÉNS MEU GRANDE AMIGO PELO SEU TRABALHO, ESTÁ CADA VEZ MELHOR.SUCESSO SEMPRE PRA VC E PRO SEU FAMOSO JORNAL.UM GRANDE ABRAÇO.
CYDAH PAIVA