Boletim meteorológico especial de Carnaval - Irecê e outras cidades

Durante este período de Carnaval, Irecê e outras cidades mais conhecidas da Bahia, terão o índice ultravioleta de 13.

As informações são do Centro de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia (Cemba/SRH) e servem de alerta para as pessoas tomarem cuidados especiais, em certos horários.

Na análise do boletim:

Tempo bom, com calor de 34ºC, céu claro com poucas nuvens, e possibilidade de chuvas fracas somente nas primeiras horas da manhã. Essa é previsão para os dias de folia, divulgada, ontem(31), no boletim meteorológico especial de Carnaval do Centro de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia (Cemba/SRH).

De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, isso se deve a uma massa de ar quente e seca centrada no litoral baiano, associada à redução de nuvens de chuvas sobre o litoral do Nordeste brasileiro, que bloqueia o avanço das frentes frias das regiões Sul e Sudeste do país, em direção ao Nordeste.

A massa de ar quente e seca deverá reduzir a nebulosidade e a probabilidade de chuvas em todo o litoral e regiões centro, Recôncavo, norte e nordeste da Bahia, incluindo Salvador e Região Metropolitana. Mas o céu se manterá parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas, em áreas isoladas, nas primeiras horas da manhã, devido aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico, na faixa litorânea, incluindo Salvador e RMS.

Nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste, sul e grande parte da Chapada Diamantina, o céu estará nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas e fracas. As temperaturas mais elevadas, com valores máximos variando entre 32 e 34ºC, deverão ser registradas nas regiões do Recôncavo, norte, nordeste, oeste e São Francisco. Por outro lado, as menores temperaturas, com mínimas variando entre 19 e 22ºC, serão registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste.

A nebulosidade é vista pelas áreas de cores brancas,
na imagem de satélite

A tendência para segunda e terça-feira (4 e 5) é de sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas fracas, em áreas isoladas, na faixa centro-leste e norte da Bahia, que inclui as regiões do Recôncavo, nordeste, sul e parte das regiões norte e nordeste. Nas regiões oeste, São Francisco e sudoeste, o céu estará nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. As temperaturas deverão se manter estáveis, com máximas variando entre 32 e 34°C, e as mínimas variando entre 19 e 21°C.

O Cemba/SRH alerta para a elevada incidência de radiação solar em todo Nordeste brasileiro, com os índices de Radiação Ultravioleta (IUV) variando entre 13 e 14 pontos, considerados extremos segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Mas/is

Comentários