2008-02-03

O que todo agricultor precisa saber sobre Calda Sulfocálcica

A calda Sulfocálcica é recomendada para o controle da rubelose, fungos de revestimento, ácaros, cochonilhas e bicho-furão, na citricultura. No tratamento de inverno, é indicada para a aplicação no tronco e nos ramos na densidade de 4° a 5° Beumê ( Be), que correspondem à concetração de um litro da calda concentrada ( 30° Be) em 8 a 12 litros de água. Ultimamente vem sendo utilizada com êxito para o tratamento fitossanitário no período vegetativo, pois, tendo custo baixo e eficiência, torna-se econômico o seu emprego. A densidade recomendada para o período vegetativo é de 0,5 ° a 0,8° Be, que correspondem às concentrações de 1:30 a 1:120, ou seja, 1 litro da calda concentrada para 30 a 120 litros de água. Para citros, é indicada a concentração de 1:30 a 1:50 .

Para o ácaro-da-leprose o controle com essa calda proporciona uma eficiência por 90 a 140 dias, em média. Outras pragas, como os ácaros da ferrugem, branco e mexicano, as cochonilhas dos ramos e troncos (parlatória, farinha) e de folhas( pardinha, vírgula, ortézia), a lagarta- minadora de folhas, o bicho-furão, e doenças, como a rubelose, a antracnose e a gomose, também são controladas pelo efeito trofobiótico dessa calda ( FRANCIS CHABOUSSOU).

A calda Sulfocálcica provoca uma pequena e suportável queda de folhas velhas, que simplesmente entram em senescência, caindo logo após transferirem seus componentes principais para as folhas próximas, não constituindo perda de reservas da planta. Pode ser fitotóxica em doses acima de 3% para brotações com menos de 15 dias e realizadas sob sol (temperatura acima de 28°C e umidade relativa abaixo de 65%).

Durante a sua aplicação, deve-se utilizar o Equipamento de Proteção Individual. Após a aplicação, tanto o Equipamento de Proteção como o de pulverização devem ser lavados com uma solução de 10% de vinagre ou limão para cada litro de água.

Eng.° Agr.° Heloísa Sabino Prates-
E-mail: cdsv@cati.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Arquivo


Ocorreu um erro neste gadget