2007-09-05

ArtEducAção Bahia apresenta programação de atividades em Irecê

Evento marca o início das aulas do projeto social e reúne parceiros, imprensa e autoridades

O ArtEducAção Bahia está completando cinco anos de existência. Para marcar a data, a coordenação geral do Programa inicia a primeira visita de inspeção, em Irecê. Aproveitando a oportunidade o Centro Internacional Avatar de Artes (Ciacen), a TIM e a Prefeitura realizam um almoço, com autoridades, parceiros e imprensa. O encontro acontece no próximo dia 05, às 11h, na Churrascaria 4 Rodas. O Programa é patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, através do FazCultura, Programa de Fomento à Cultura, e pela TIM, em parceria com as Prefeituras de 13 cidades contempladas.

O ArtEducAção atua na Bahia desde 2003 e oferece, gratuitamente, a alunos da rede pública de ensino, oficinas artístico-pedagógicas em diversas linguagens artísticas. Atualmente são quase 4 mil crianças beneficiadas em todo o Estado. Em Irecê, o projeto atende a 420 estudantes. Na primeira fase, os jovens participam, durante sete meses, de oficinas de dança, teatro, literatura, artes plásticas, reciclagem e musicalização. Já na etapa seguinte, os alunos realizam um festival de arte e cultura, aberto ao público, exibindo o que aprenderam durante o período de aulas.

“Acreditamos que a arte é um meio de transformação dos indivíduos e da sociedade. Vamos neste ano desenvolver nas oficinas os temas Identidade e diversidade como ferramentas para o autoconhecimento e pleno desenvolvimento do cidadão”, diz o coordenador geral do ArtEducAção, Paulo Atto. Este ano, o programa acontece também em Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Alagoinhas Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Nazaré, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Porto Seguro e Simões Filho.

Além da Bahia, a TIM patrocina o programa em Minas Gerais e Sergipe. Nos três Estados, o ArtEducAção beneficia aproximadamente 9 mil crianças e adolescentes. “Investimos em inclusão social através da música, da educação e da arte e acreditamos que cidadania se constrói com a participação efetiva de empresas socialmente responsáveis com as comunidades onde atuam. O ArtEducAção Bahia é um programa que promove inclusão social para alunos da rede pública de ensino, através do contato com diferentes linguagens artísticas”, explica diretor da TIM na Bahia, Luiz Gonzaga Leal .

Pesquisa avalia o ArtEducAção


Para analisar o desempenho do ArtEducAção, o Ciacen, ONG responsável pela realização e coordenação das ações do Programa, desenvolveu uma pesquisa com os participantes em todo o Estado. Arte-educadores, alunos, escolas, secretarias municipais, articuladores e famílias dos jovens beneficiados responderam questionários sobre os impactos do ArtEducação.

Dentre outros resultados, a pesquisa indicou que 89% dos alunos viveram experiências positivas nas oficinas do programa e 76% dos familiares afirmaram que o ArtEducAção influenciou positivamente na disciplina do jovem na escola e na família. Este último dado foi confirmado pelas escolas, que constataram também sensível desenvolvimento na socialização e aprendizagem dos jovens participantes.

Os questionários aplicados nas prefeituras indicaram que 71% das secretarias municipais concluíram que, através do ArtEducAção, houve melhoria nos trabalhos sociais desenvolvidos pelas prefeituras. Ao final da pesquisa, o Ciacen constata que o Programa contribui para a inclusão sociocultural, valoriza a arte como ferramenta do desenvolvimento humano e influencia na transformação da vida de todos os envolvidos no processo.

Arquivo


Ocorreu um erro neste gadget