2008-08-02

Cursos da área de saúde vão ministrar disciplina sobre transplante

Um protocolo de intenções que vai inserir o tema transplantes de órgãos na grade curricular dos cursos da área de saúde, especialmente medicina, foi assinado quinta-feira (31) entre o Governo do Estado e 11 universidades públicas e particulares da Bahia. O objetivo é estimular as doações e formar profissionais mais preparados e sensíveis ao tema. O documento foi assinado durante o evento “Doe Órgãos, Doe Vida”, realizado no Centro de Convenções, com a participação do governador Jaques Wagner e do secretário da Saúde, Jorge Solla.

Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) também assinou um termo de cooperação técnica com as Secretarias da Educação, do Turismo, da Cultura e do Trabalho, que a partir de agora vão incluir informações sobre o Programa Estadual de Transplante em suas ações. Logo em seguida, o governador doou sangue e assinou seu nome no cadastro nacional de doadores de medula, como forma de sensibilizar a sociedade para a importância do gesto. “O ato de doação de órgãos faz parte de um conjunto de valores que precisam ser fortalecidos”, disse Wagner.

Para os reitores das universidades que assinaram o protocolo, a inclusão do assunto no meio acadêmico vai contribuir para a formação de profissionais multiplicadores desse tipo de informação. “Não se trata de uma mera reforma curricular, e sim de um engajamento efetivo à causa”, falou Naomar Almeida Filho, reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Adélia Pinheiro, vice-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também ressaltou os benefícios do ato. “Profissionais de saúde sensibilizados com o assunto certamente contribuem para uma sociedade mais esclarecida e informada sobre a importância de doar órgãos”, disse ela.

Este ano, 197 transplantes (19 de fígado, 45 de rim e 133 de córnea) já foram realizados na Bahia. Entre janeiro e junho de 2008, as doações de múltiplos órgãos cresceram 150% em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o estado, cerca de 3 mil pessoas estão na lista de espera – o rim é o órgão de maior procura. O secretário Jorge Solla destacou os avanços obtidos na área não apenas na capital, mas também no interior. “Já conseguimos fazer captações de órgãos em municípios como Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana. E temos hoje 30 profissionais de saúde trabalhando em núcleos de transplante em todo o estado”, revelou.

Além do cantor Xangai, do secretário municipal de Esporte, o pugilista Acelino de Freitas (Popó), e do diretor geral da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares (Bobô), que se declararam doadores e deram apoio à causa, estavam presentes pessoas que já passaram por transplantes. Uma delas é Márcia Chaves, que recebeu há nove anos um rim doado pelo próprio pai e hoje preside a Associação de Pacientes Transplantados da Bahia (ATX-BA). Para que a doação de órgãos seja estimulada, ela acredita que a população deve ser informada.

“É preciso esclarecimento. Sem saber o que é captação de órgãos e o que é o transplante em si, não há como haver sensibilização”, comentou Márcia Chaves. Ela acrescentou que a inserção de uma disciplina sobre transplante no conteúdo programático das faculdades vai ajudar nesse sentido. “Os médicos ficarão mais sensíveis e vão notificar com mais rigor a morte encefálica, pois é a partir dela que se faz a captação e a doação de órgãos. A notificação de morte encefálica ainda é baixa e é preciso mudar isso”.

Todos são potenciais doadores

Após uma avaliação médica, todas as pessoas são doadoras em potencial. No Brasil, a doação só é permitida com a autorização de parentes de primeiro e segundo graus – daí a necessidade de comunicar à família a intenção de doar. Os órgãos são captados por uma equipe que atua nos hospitais e distribuídos de acordo com a fila de espera dos receptores.

Cada órgão (coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas, intestino) e tecido (córnea, medula óssea, pele, osso, tendão e valva cardíaca) tem a sua fila própria e o paciente deve estar inscrito na central de transplante do seu estado, que é vinculado ao Ministério da Saúde, através do Sistema Nacional de Transplante.

Confira a lista das 11 universidades que assinaram com o Governo do Estado:

Universidade Federal da Bahia (Ufba)
Universidade Federal do Recôncavo Baiano
Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)
Escola Baiana de Medicina
Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
Faculdade Regional da Bahia
Faculdade Rui Barbosa
Centro Universitário da Bahia (FIB)


Gdf/af

Decisão da Copa do Sertão envolve Central e Ibipeba

As seleções de Central e Ibipeba decidem, neste sábado (2), a Copa do Sertão de Futebol Sub-19, promovida pela Sudesb com apoio da Federação Baiana de Futrbol e da Assessoria de Esportes do Território de Irecê (Aresi). Central entra em campo com a vantagem técnica e pode perder até por 1 a 0, além de contar com o apoio de sua torcida, já que a finalíssima será realizada a partir das 15h, no Estádio Almir Ribeiro Maciel.

Na primeira partida pela final, realizada em Ibipeba, a Seleção de Central derrotou a equipe local, por 1 a 0, com gol de pênalti de Aroldo, aos 23 minutos do segundo tempo. O time campeão da Copa receberá o Troféu Antônio Cambuí, e o vice, o Troféu Omar Moitinho.

A solenidade de premiação dos melhores do certame será realizada no sábado às 11h. O artilheiro da copa é Fabiano (do Ibipeba), com 12 gols (faltando uma partida), Ediclécio (do Central) o melhor goleiro, que em 14 jogos sofreu apenas cinco gols.

O jogador revelação é Charles, 17 anos, (de Barro Alto), o melhor técnico Eráclito (de Irecê), o árbitro revelação, Wesney Batista (de São Gabriel), e o melhor trio de arbitragem ficou com Clodoaldo Rodrigues, Ramilton Alves e Antônio Paulo (de Canarana).

A Copa do Sertão começou começou em abril, com a participação de 16 seleções municipais da micro-região de Irecê, formando quatro grupos:-Ibititá, Barra do Mendes, Barro Alto e Ibipeba (Grupo 1), Canarana, América Dourada, Cafarnaum e João Dourado (Grupo 2), São Gabriel, Jussara, Itaguaçu e Irecê (Grupo 3), e Presidente Dutra, Xique-Xique, Central e Uibaí (Grupo 4).

tas/is

Ciclo de palestras no Teatro Uneb sobre a África

A Pró-reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação (PPG) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realiza entre os dias 4 e 26 de agosto o ciclo de palestras África Contemporânea: Artes, Culturas e Mídias.

O evento acontece no Teatro Uneb, no Campus I, em Salvador. A programação, começa às 9h, com entrada franqueada ao público.

A primeira palestra do dia 4, Mídias Locais na África do Oeste, discute as mídias locais africanas num contexto urbanizado e globalizado, a partir do surgimento das mídias eletrônicas. O palestrante, Mamadou Diawara, é professor da Universidade de Johann Wolfgang Goethe, na Alemanha.

A segunda palestrante é Karin Barber, catedrática de Antropologia Cultural Africana no Centre of West African Studies, da Universidade de Birmingham, e o tema em questão é O Teatro Popular Iorubá e sua Concepção da Modernidade.

eas/om

Inscrições abertas para consultoria individual na área da Saúde

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) abriu inscrições para a prestação de serviços de consultoria individual, com a finalidade de elaborar um diagnóstico situacional e um plano de ação para licenciamento ambiental de quatro unidades hospitalares, sendo três na capital e uma no interior do estado.

Os candidatos precisam ter nível superior, especialização em área ambiental, experiência de, no mínimo, dois anos, comprovada por meio da apresentação de dois ou mais atestados compatíveis com as atividades desenvolvidas na área.

Os currículos devem ser enviados para a Sesab (Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde - Ditec), 2º andar, sala 215, Centro Administrativo da Bahia, aos cuidados de Maria Cláudia Magalhães, até o dia 8 de agosto. Na entrega, apresentarão proposta técnica destinada à realização dos serviços nas unidades hospitalares para as quais está concorrendo. O candidato poderá concorrer nas três vagas, mas só poderá ser contratado para a realização da consultoria em uma das unidades.

As três vagas são destinadas aos hospitais Geral Roberto Santos (1) e Clériston Andrade (1), em Feira de Santana, e maternidades Tsylla Balbino e Professor José Maria de Magalhães Netto (1). A descrição dos serviços está disponível no site www.saude.ba.gov.br . A sesab informa ainda que é vedada a participação de funcionários públicos (municipal, estadual ou federal) no processo seletivo.


sas/is

Anvisa divulga registros e cadastros de cigarros, cigarrilhas e charutos

A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), atendendo a uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alerta a população para o cancelamento dos cadastros das marcas de cigarros, cigarrilhas, charutos e fumo desfiado GP Classic Full Flavor 100’s, GP Classic Full Flavor Box, GP Classic Full Flavor Soft, GP Classic Lights 100’s, GP Classic Lights Box, GP Classic Lights Soft, GP Club Full Flavor Box, GP Full Flavor Soft, GP Club Lights Box, GP Club Lights Soft, Rich Classic Full Flavor 100’s, Rich Classic Full Flavor Box, Rich Classic Lights Soft, Rich Classic Lights Box, Rich Club Lights 100’s e Rich Full Flavor Soft, todos fabricados pela empresa Phoenix Indústria e Comércio de Tabacos Ltda.

Fabricados pela empresa Itaba Indústria de Tabaco Brasileira Ltda., estão cancelados os cadastros dos seguintes produtos: Yes Brasil, Gotham Box Full Flavor MM, Gotham Box Menthol 85 MM, Gotham Box Mild 85 MM, Gotham Soft Full Flavor 100 MM, Gotham Soft Menthol 85 MM, Gotham Soft Menthol 100 MM, Gotham Soft Mild 85 MM e Gotham Soft Menthol 100 MM.

A Anvisa cancelou também os cadastros das seguintes marcas fabricadas pela empresa Menendez Amerino & Cia. Ltda.: Aquarius, Dona Flor, El Pátio, Gabriela, Royal Choice, St. James e VIP.

Da empresa Manufatura Tabaqueira Le Cigar Ltda. foi cancelado o cadastro da marca Le Cigar. Foram cancelados ainda os registros das marcas Baltimore e Barracuda, fabricadas pela empresa Mericler Importadora Ltda., e das marcas Barracuda, da Sudamax Indústria e Comércio de Cigarros Ltda., e Continental KS, da Souza Cruz S/A.

sas/om

2008-08-01

Bahia é o estado campeão em alfabetização de adultos do país

Bernardo Barbosa, um jovem de vinte e poucos anos, condenado a cumprir pena de seis anos em regime fechado no Conjunto Penal de Valença, escreveu a primeira carta de sua vida, uma carta de amor.

Escreveu à esposa Carmelita, no Dia dos Namorados, dizendo que ela era a mulher mais linda, a mulher de sua vida. Foram as primeiras letras escritas pelo ex-analfabeto.

A dona de casa de Inhambupe, Selma Vieira, 30 anos, agora faz compras no supermercado sem precisar pedir informação a ninguém.

E a índia Pataxó Hã Hã Hãe Sônia Cardoso, do município de Pau Brasil, no extremo sul do Estado, depois que aprendeu a ler e escrever o próprio nome, assinou um contrato para ter acesso ao crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Essas são histórias de baianos contadas pelo brasileiro Lula da Silva, orgulhoso de ver vidas sendo transformadas a partir de uma ação de governo.

Acompanhado do governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mais a primeira dama, Fátima Mendonça, os ministros Dilma Houssef ( Casa Civil), Fernando Haddad (Educação), Altemir Gregolim (Pesca e Aqüicultura) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), participaram na tarde desta quinta-feira (29), no Centro de Convenções da Bahia, da certificação de 1,2 mil alunos do Topa (Todos pela Alfabetização), programa estadual que alfabetizou, só na primeira etapa iniciada no ano passado, 171 mil jovens e adultos com mais de 15 anos em 382 municípios. Quase o dobro da meta prevista para 2007, que era de 100 mil pessoas.

“A Bahia é o estado campeão em alfabetização do país: 15 mil turmas e 171 mil formandos em apenas um ano é um recorde nacional e uma marca que nenhum outro estado da federação possui”, afirmou o ministro Fernando Haddad aconselhando os outros governos a seguirem o exemplo, classificado por ele como um paradigma do resgate da dívida do estado brasileiro com o seu povo.

A solenidade, pontuada por momentos de emoção, lotou o salão Yemanjá com milhares de pessoas vindas de todos os cantos do interior. Eram alguns dos 15.183 alfabetizadores, 1.189 coordenadores de turma, 89 tradutores de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e representantes das quatro universidades estaduais e das 170 entidades da sociedade civil que aderiram ao programa.

“Este é um fato inédito na história da Bahia. Nunca uma ação governamental foi acolhida com tamanho entusiamo e tanto engajamento de um estado”, disse Lula , se referindo à extensa rede social que envolveu prefeitos de todos os partidos, igrejas, escolas, e principalmente, cidadãos comprometidos.

O presidente também chamou de heroínas, as educadoras que não mediram esforços para aprender, para ensinar, para ajudar. Entre elas, uma professora do sertão que se deslocou para um curso de capacitação em Vitória da Conquista com o filho de apenas dois dias de nascido nos braços. E outros tantos educadores que andavam seis quilômetros a pé para alfabetizar brasileiros que queriam aprender a ler e escrever. “Isso é motivo de muito orgulho”, afirmou o presidente.

Lula parabenizou o governador Jaques Wagner pelo fato de a Bahia ter a melhor política de educação de todos os 27 estados do Brasil, lamentando isso não ter acontecido no passado.

“Tudo isso poderia ter sido resolvido há 40, 50, 60 anos... Afinal de contas, esse país foi governado por muita gente letrada. O primeiro que não tem diploma universitário sou eu”, observou.

Reverenciando a memória do educador e rábula baiano Cosme de Farias, que em 1915 criou a Liga Baiana Contra o Analfabetismo, Jaques Wagner disse ser o analfabetismo “um crime hediondo, impossível de se conviver” na terra de educadores como Anísio Teixeira.

O Topa tem como objetivo alfabetizar um milhão de baianos até 2010. Para 2008, a previsão é cadastrar 300 mil baianos, numa continuidade da parceria com a União, prefeituras e entidade civil organizada.



Convênio para a cidadania - Durante a solenidade de formatura do Topa, os secretários estaduais Adeum Sauer (Educação) e César Nunes ( Segurança Pública) firmaram um convênio para a emissão, gratuita, da 2ª via da carteira de identidade dos estudantes do Topa que têm, no documento, a impressão digital do dedo polegar, ao invés da assinatura do próprio nome.

Essa foi uma reivindicação de uma turma de alfabetizados de Vitória da Conquista feita ao secretário da educação. “Eles já sabem assinar o nome e se sentem envergonhados ao apresentar a carteira”, explicou Adeum Sauer depois de enfatizar que esse é um direito de todos e que o ato simboliza o resgate da dignidade humana.

O lavrador Crispim dos Anjos foi o primeiro a receber a sua carteira pelas mãos do governador Jaques Wagner .

Ainda na ocasião, foi entregue o prêmio Cosme de Farias, de reconhecimento à pessoa física ou jurídica, que se destacou no Topa, no valor total de R$ 80 mil, divididos em cinco categorias.

Município: Mascote, no litoral sul, que encaminhou para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais de 50% dos alunos egressos do Topa.

Tradutor-intérprete de Libras: Marizete do Nascimento, de Simões Filho, alfabetizou três surdos do município.

Alfabetizador: Lêda da Rocha Silva, de Santo Antônio de Jesus, conseguiu alfabetizar 19 dos 21 alunos matriculados. Todos freqüentaram as aulas e três foram aprovados em concurso público do município

Entidade: Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais Sem Medo de Ser Feliz (MMTR), de Inhambupe, que tinha como meta alfabetizar 562 pessoas e cadastrou 1.513, sendo que 513 já estão matriculadas em turmas do EJA;

Alfabetizador-coordenador: Adelane Macedo, de Itabuna, atuou com 16 turmas e 207 alfabetizandos, inclusive os do Conjunto Penal, local onde quase ninguém se propôs a atuar.

Segundo Adelane, a vontade de ajudar o próximo a motivou: “Queria contribuir para a reinserção deles à sociedade através do Topa”, disse a professora.


mml/g/bs

2008-07-31

Inventores baianos podem concorrer a um total de R$ 53 mil em prêmios

O estímulo ao espírito empreendedor dos baianos é o principal alvo do concurso Idéias Inovadoras, lançado no dia 28/07, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O total de R$ 53 mil em prêmios será dividido entre os 12 vencedores das quatro categorias: alunos de cursos de graduação, mestrado e doutorado e inventores livres, esta aberta para qualquer pessoa que more no estado, independente de sua formação.

Os concorrentes podem participar enviando projetos de produtos, processos ou serviços inovadores, que serão analisados usando como critério a inovação proposta, a originalidade, o perfil do empreendedor, o mercado em potencial e os impactos da inovação. O concurso é fruto de uma parceria entre a Fapesb, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

“Esta é uma iniciativa para promover a articulação entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo”, afirmou a diretora-geral da Fapesb, Dora Leal Rosa. Para o diretor de Inovação da fundação, Elias Ramos de Sousa, o objetivo do concurso é descobrir as pessoas que têm potencial inovador, mas estão escondidas.

O regulamento do concurso, que inscreve até 17 de outubro, com detalhes sobre submissão de projetos e valor dos prêmios por categoria, está disponível no portal da Fapesb (www.fapesb.ba.gov.br). A entrega dos prêmios será feita no dia do encerramento do Simpósio Internacional de Empreendedorismo, que acontece de 19 a 21 de novembro.

xas/om

2008-07-30

EESP abre inscrições para curso de Especialização em Gestão Hospitalar

Até 4 de agosto, na Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar, dirigido a profissionais que atuam na gestão da atenção hospitalar estadual e de municípios identificados e pré-selecionados conforme as prioridades da Política de Atenção Hospitalar da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e critérios prioritários pactuados junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde.

Os interessados podem se inscrever pessoalmente ou por representante legal, mediante a apresentação de procuração com poder especial para este fim e cópia do documento de identidade do candidato, ou via Sedex, com envio da documentação para Secretaria Acadêmica da Escola Estadual de Saúde Pública, Rua Conselheiro Pedro Luiz, 171, Rio Vermelho. O atendimento será das 14 às 17h. A data da postagem deve ser até o último dia de inscrição.

O curso é promovido pela Sesab, por meio da Superintendência de Recursos Humanos (Superh) e da Superintendência de Atenção à Saúde (Sais), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), através da Escola de Administração. O edital completo pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.saude.ba.gov.br.


sas/om


L.S./M.Tb.909-Ba
/escola saúde/curso gestão

2008-07-29

Músico professor pode se inscrever até quinta-feira para a Orquestra Sinfônica da Bahia

A Orquestra Sinfônica da Bahia encerra, nesta quinta-feira (31), as inscrições para o processo seletivo destinado à contratação de músico/professor.

A Osba disponibiliza vagas para violino (três), trompa (uma), trombone (uma), oboé (uma) e harpa (uma). O salário-base mais gratificações gira entre R$ 2.500 e R$ 3.000, com contrato de até dois anos.

Mais informações - incluindo o próprio edital, ficha de inscrição, os anexos e programa das músicas executadas durante a seleção – podem ser obtidas no portal www.tca.ba.gov.br, pelo telefone (71) 3117-4836 ou e-mail osbatca@yahoo.com.br.

cas/is

Central e Ibipeba já são as duas melhores seleções do Território de Irecê

Seleção de Central disputal final da Copa do Sertão com vantagem



Diante de um público estimado em 5 mil espectadores, a seleção de Central derrotou, no domingo à tarde (27) a de Ibipeba, fora de casa, por 1 a 0, com gol de pênalti de Aroldo, aos 23 minutos do segundo tempo.

Esta foi a primeira partida pela final da Copa do Sertão de Futebol Sub-19, promovida pela Sudesb, com apoio da Federação Baiana de Futebol e da Assessoria de Esportes do Território de Irecê (Aresi).

Neste sábado (2), as equipes voltam a se enfrentar, e a seleção de Central jogará com a vantagem de perder pelo mesmo placar que, mesmo assim, será campeã.

No dia 12 de abril, a Copa do Sertão começou com a participação de 16 seleções municipais da microrregião de Irecê, formando quatro grupos - Ibititá, Barra do Mendes, Barro Alto e Ibipeba (Grupo 1), Canarana, América Dourada, Cafarnaum e João Dourado (Grupo 2), São Gabriel, Jussara, Itaguaçu e Irecê (Grupo 3), e Presidente Dutra, Xique-Xique, Central e Uibaí (Grupo 4).

tas/is

Concurso do IBGE vai também preencher vaga em Irecê

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – abre inscrição pela Internet – o edital 01/2008 – para seleção pública que prevê o preenchimento de 700 vagas de Agente Censitário a serem distribuídas em todos os estados da federação e o Distrito Federal.

Serão oferecidas 58 vagas para a Bahia, sendo dez para Salvador e as demais distribuídas para as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cachoeira, Caetité, Camaçari, Cipó, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapenininga, Jacobina, Jaguaquara, Jequié, Jeremoabo, Juazeiro, Livramento de Nossa Senhora, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Poções, Remanso, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e Xique-Xique (uma vaga para cada cidade).

O cargo é de nível médio e terá gratificação de R$ 600,00, além de auxílio-alimentação e auxílio transporte, assim como férias e 13º salário. As inscrições podem ser feitas pela Internet (www.consulplan.net), ou a partir de 31 de julho em agências credenciadas dos Correios em todo o Brasil (anexo 01 – relação das agências incluindo a Bahia). A taxa de inscrição é de R$ 14,50.

Os agentes trabalharão na atualização de mapas municipais, mapas cadastrais e croquis dos setores censitários da base territorial, bem como do cadastro de endereços. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para um contrato de um ano que poderá ser prorrogado para o mesmo período. Serão 665 vagas de ampla concorrência e 35 destinadas aos portadores de necessidades especiais.

A seleção consistirá em uma prova objetiva, prevista para o dia 21 de setembro, de 14h às 18h, com questões de português, geografia, raciocínio lógico, noções de informática e conhecimentos gerais. Serão oferecidas vagas para 492 cidades, sendo que São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os estados que possuem mais cidades atendidas por este processo seletivo (lista de cidades e vagas - anexo 02).

INFORMAÇÕES: 32 3729-4700 ou 0800-283-4628.
processoseletivoibge@consulplan.com

III Congresso Brasileiro de Mamona será na Bahia, em agosto

Uma das culturas mais versáteis, rentáveis e promissoras na indústria química e de biocombustíveis, a mamona, como geradora de emprego e renda na cidade e no campo, será tema do III Congresso Brasileiro de Mamona, que acontece no Bahia Othon Palace Hotel entre os dias 4 e 7 de agosto.

O III Congresso Brasileiro de Mamona é uma realização do governo da Bahia, via Secretaria da Agricultura (Seagri), em conjunto com a Embrapa Algodão, e deve reunir cerca de 700 participantes, entre produtores, industriais, pesquisadores e estudantes, além de outros interessados.

A Bahia foi escolhida como sede do evento por se destacar no agronegócio da mamona como maior produtor nacional e possuir as principais indústrias de extração e transformação do óleo, sendo expoente também no setor industrial. O estado detém a maior produção nacional da oleaginosa (125 mil toneladas por ano), cujo cultivo emprega agricultores, na sua quase totalidade de origem familiar, sendo responsável por um incremento na renda de até 200%.

ras/om

2008-07-28

Irecê incluída em atividades práticas para capacitação em produção de sementes e mudas

Atividades práticas na área de capacitação em produção de sementes e mudas serão realizadas para 33 técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e de entidades parceiras, durante a 2ª etapa do 3º Curso de Capacitação na Produção de Sementes e Mudas.

As aulas serão ministradas de segunda (28) a sexta-feira (1), em áreas experimentais da EBDA, de produção de sementes próprias, nas comunidades de agricultores familiares, em uma Unidade de Beneficiamento e no Laboratório de Análise de Sementes. Os locais das práticas estão distribuídos nos municípios de Feira de Santana, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Paripiranga, Irecê e Cruz das Almas.

Na abertura do evento será feita a apresentação do roteiro de atividades e sinopse dos conteúdos e práticas para a produção de sementes e mudas. Segundo o engenheiro agrônomo da EBDA e um dos instrutores da capacitação, Edson Alva, o objetivo é garantir que os técnicos possam repassar os conhecimentos aos agricultores familiares para que estes produzam, com qualidade, suas próprias sementes e mudas, uma das principais ações do Projeto Semeando.

“Este curso visa qualificar profissionais para assistir ao agricultor familiar; contribuindo na produção/produtividade de suas culturas”, disse Alva. Serão ministradas também práticas específicas do sistema produtivo das espécies milho, feijão, mamona, girassol, pinhão manso, entre outras.

A EBDA, por meio do Programa Semeando e da qualificação dos técnicos, pretende mostrar ao agricultor a importância da utilização de sementes e mudas preconizadas pela pesquisa, mais produtivas e tolerantes a pragas e doenças. “Uma semente de qualidade representa a garantia de sucesso da produção já que a mesma é considerada o insumo número um da agricultura”, afirmou Alva.

ras/is

Universidade para Todos abre matrículas a partir do dia 30

As aulas do programa Universidade para Todos serão retomadas, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Itabuna/Ilhéus), a partir do dia 4 de agosto. Os interessados devem efetuar a matrícula, de quarta-feira (30) a 1º de agosto, na escola e no turno que escolheu no ato da inscrição.

Em Ilhéus, nos Colégios da Polícia Militar, no Estadual do Salobrinho, Estadual de Olivença e Heitor Dias (noturno), na Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães (vespertino e noturno), no Colégio Estadual de Ilhéus (matutino). Em Itabuna, nos Colégios Polivalente e Nova Esperança, nos três turnos, e no Colégio Comercial de Itabuna (noturno).

Será exigida a apresentação da cópia do RG, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3X4, histórico escolar, para quem concluiu o ensino médio, ou atestado para os que estão cursando o 3° ano.

O curso preparatório Universidade para Todos, é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado (SEC), em parceria com as universidades estaduais da Bahia, com objetivo de facilitar o acesso à universidade de alunos vindos da escola pública.

eas/is

Arquivo


Teste sua Memória