2008-07-12

Uesc abre especialização em combustíveis derivados de biomassa

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA) vai iniciar o primeiro processo seletivo para a pós-graduação lato sensu - Especialização em combustíveis derivados da biomassa, com ênfase em biodiesel e biogás.

As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira (14) até 25 deste mês, no Protocolo Geral da instituição, por meio de procuração registrada em cartório ou pelo serviço de encomendas rápidas (Sedex ou similar), com data máxima de postagem dia 25, com recebimento pela coordenação da documentação completa, e de uma só vez, até 31.

Poderão participar engenheiros, químicos, economistas, administradores, agrônomos e profissionais de áreas afins. O corpo docente é formado por mais de 90% de doutores. Serão cumpridas 470 horas, sendo 380 integralizadas na forma de disciplinas teóricas e práticas, a serem realizadas em finais de semana, e 90 horas restantes destinadas aos trabalhos conclusivos.

O curso está sendo financiado pelo CNPq, com o apoio da Uesc, da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Petrobrás e da Tecnologias Energéticas -Tecbio.

eas/is

2008-07-11

Assistência a portadores da doença falciforme será discutida até hoje

A assistência aos portadores da doença falciforme, que tem alta prevalência na população baiana, será discutida amanhã e depois (quinta e sexta-feira) no Encontro Regional da Política Pública de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme no Estado da Bahia, iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que reunirá no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, diretores regionais, gestores municipais e técnicos da atenção básica.

Segundo técnicos da Sesab, estima-se que na Bahia a incidência da doença falciforme é de um por 700 nascidos vivos e que o traço falciforme está presente em 7 a 10% dos nascidos vivos. A incidência e o caráter crônico da patologia, com ampla variação clínica e agravos agudos à saúde dos portadores, colocam a doença falciforme como um relevante problema de saúde pública.

Dados da Sesab relativos à triagem neonatal realizada entre 2001 e o ano passado indicam que existem 1.723 crianças de zero a sete anos portadoras da doença falciforme, enquanto na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) estão cadastradas cerca de 2 mil pessoas com a doença.

Um programa amplo, envolvendo várias instituições governamentais e instituições parceiras, está sendo implementado – o Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme –, que prevê, entre outras ações, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a massificação da informação sobre a doença.

sas/om

Seminário em Conceição do Coité sobre segurança e saúde no trabalho

Até o final deste mês, cerca de 650 pessoas vão participar de seminários sobre segurança e saúde no trabalho, que serão realizados pela Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre). Temas como segurança e saúde do trabalhador, direitos previdenciários, doenças ocupacionais e meio ambiente serão debatidos por trabalhadores, lideranças comunitárias e sindicais e associações.

O primeiro desses encontros acontece em Conceição do Coité, nos dias 14 e 15, município que tem como principal economia a atividade do sisal. Na pauta do seminário, assuntos relacionados às condições de trabalho e saúde do trabalhador na atividade sisaleira, os fatores de risco, medidas preventivas e os meios alternativos de sobrevivência na região.

Nos dias 17 e 18, no município de Sento Sé, será realizado o Seminário Segurança, Saúde e Meio Ambiente na Atividade da Pesca Artesanal. Durante o encontro, pescadores e pessoas ligadas à atividade pesqueira vão discutir segurança em embarcações, pesca artesanal e direitos previdenciários.

Os seminários dos municípios de Paulo Afonso – nos dias 29 e 31– e de Euclides da Cunha – nos dias 31 e 1º de agosto –, além de discutir assuntos relacionados à atividade rural, vão tratar da regulamentação da profissão de mototaxistas. Em Euclides da Cunha, os riscos de acidentes e doenças do trabalho na atividade de coleta do lixo é também tema do seminário.

Apóiam a realização dos encontros a Fundacentro (órgão do Ministério do Trabalho e Emprego), prefeituras, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (Cerest), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e as colônias de pescadores do município de Sento Sé.


tas/om

2008-07-10

Motoristas devem recadastrar Carteiras de habilitação antigas

gOs motoristas portadores da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem fotografia devem se dirigir à sede do Detran e às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) para fazer o recadastramento dos registros de prontuários de condutores. A medida é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 276, publicada em 13 de maio deste ano.

Portanto, as CNHs antigas devem ser recadastradas até o próximo 10 de agosto, para quem teve os exames médicos vencidos até 13 de maio. Já os condutores cujos exames vencem após esta data devem se recadastrar no prazo de 30 dias, a contar da data do vencimento dos exames.

Segundo o Denatran, o objetivo é incluí-los no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), possibilitando mais eficácia na identificação desses condutores. Se a atualização do cadastro não for realizada conforme os prazos estabelecidos, a CNH será cancelada, sendo necessário um novo processo de habilitação. Os portadores da CNH com foto colorida digitalizada não precisam se recadastrar.

Para o recadastramento, o condutor deve apresentar cópia da identidade com CPF, comprovante de residência, adquirir o laudo no valor de R$ 61,50, prestar avaliação médica nas clínicas credenciadas e fazer o curso ou a prova com assuntos de direção defensiva e primeiros socorros.

aas/om

Astrofísico da UESC integra conselho do Projeto Soar, no Chile

Com a nomeação do professor e pesquisador Henri Michel Pierre Plana, do Laboratório de Astrofísica Teórica e Observacional, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/Itabuna), para o conselho diretor do Projeto Soar (Southern Astrophysical Research Telescope), no Chile, a Uesc passa a integrar um importante consórcio internacional na área da Astrofísica.

O Soar é um telescópio com espelho primário de 4,2 metros de diâmetro, instalado em Cerro Pachón, na região andina chilena. O financiamento e supervisão do equipamento de pesquisa têm como parceiros, o Brasil, representado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Universidade da Carolina do Norte, a Universidade Estadual de Michigan e o National Optical Astronomy Observatory (Noao), dos Estados Unidos.

Além do professor Plana, o país tem mais dois representantes no conselho, os astrofísicos Albert Bruch, do MCT/Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), e Marcos Perez Diaz (IAG/USP).

O professor Henri explica que o Brasil já participa também do Observatório Gemini, consórcio internacional que abriga telescópios gêmeos de 8,1m de diâmetro, localizados nos Andes chilenos e no Havaí. O número de noites a serem utilizados nesses telescópios é proporcional à parcela de contribuição de cada participante na construção e operação desses equipamentos, cabendo ao Brasil oito noites em cada telescópio.

De acordo com a comunidade astronômica brasileira, “os telescópios Gemini são instrumentos que permitem observações de alta qualidade, mas apenas alguns projetos podem ser contemplados com esse tempo, escolhidos dentre a grande demanda existente”, informa Plana. No Brasil, existem apenas alguns telescópios de 60 centímetros e um de 1,6 metros de diâmetro.

Na avaliação da comunidade, isso contrasta com a astronomia brasileira, que vem crescendo, continuamente, em cerca de 10% ao ano, havendo a necessidade urgente de expansão, por meio da criação de novos grupos de pesquisa no país, a serem liderados pelos pesquisadores em formação e que receberão vigoroso impulso com a concretização do Soar.

O telescópio Soar vai preencher, certamente, a lacuna existente entre o telescópio de 1,6 metros de diâmetro, localizado no Pico dos Dias, em Brazópolis, Minas Gerais, e os telescópios Gemini, suprindo a comunidade com um instrumento de porte intermediário, extremamente versátil, rápido, de ótica soberba e localizado em local privilegiado. Mais Informações sobre o projeto nos telefone (73)3680-5167, e-mail: plana@uesc.br w no site www.lna.br/soar/soar.html.

eas/is

2008-07-09

Promoção de políticas públicas podem reduzir impactos das mudanças climáticas na Bahia

O impacto provocado por efeitos climáticos, em decorrência de fenômenos naturais e da ação humana, poderá ser amenizado com a promoção de políticas públicas baianas direcionadas a esse finalidade. Um memorando assinado nesta terça-feira (8) entre o Reino Unido e o Governo do Estado promete dar um passo decisivo, com o projeto Apoiando a Ação Estadual de Enfrentamento das Mudanças Climáticas.

De acordo com o projeto, a Grã-Bretanha vai disponibilizar 400 mil libras esterlinas, o equivalente a US$ 788 mil, no apoio à implementação de políticas estaduais de combate às adversidades climáticas na Bahia. Ao Estado, caberá a execução das propostas, realizando intervenções capazes de amenizar ou sanar os estragos decorrentes dos efeitos climáticos.

A partir da resolução de problemas locais, serão sugeridos resultados e soluções globais. O acordo terá duração de três anos, com conclusão prevista para o final de março de 2011, com possibilidade de alterações.

O memorando de entendimento foi assinado durante uma solenidade na Governadoria, na presença de especialistas na área ambiental. Entre eles, estava o coordenador do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Renato Cunha. “O acordo certamente dará maior fôlego não apenas ao governo, mas também à sociedade, para o enfrentamento de problemas que afligem a todos”, disse ele, referindo-se ao processo de desertificação dos ecossistemas, aos desmatamentos, à poluição urbana e ao aquecimento global.

O documento foi assinado pelo governador Jaques Wagner, pelo embaixador do Reino Unido, da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte no Brasil, Peter Collecott, e pela diretora regional do International Council for Local Environmental Initiatives (Iclei), Laura Silva de Macedo. Com a tradução para o português, Iclei significa Conselho Internacional para o Desenvolvimento de Iniciativas Locais ligadas ao Meio Ambiente.

“Esse acordo simboliza uma garantia de desenvolvimento sustentável, social e ambientalmente falando. Iniciativas como essa motivam a sociedade a se engajar com mais afinco à questão ambiental”, declarou o governador Jaques Wagner. Ele lembrou ainda de outras ações que reafirmam o compromisso da Bahia com o meio ambiente – o desfile de trios elétricos com baixa emissão de gás carbônico no Carnaval e a Bahia como estado amigo da Amazônia, entre outros projetos.

Para o embaixador Peter Collecott, a parceria entre o Reino Unido e a Bahia é reflexo de um esforço exaustivo entre diversos países para tratar das mudanças climáticas nos últimos anos. “O Reino Unido considera prioridade uma economia próspera aliada à baixa emissão de gases poluentes na atmosfera. E aqui no estado da Bahia, encontramos essa mesma disposição, o que nos motiva a firmar um convênio como esse, que vai promover ações decisivas”, comentou Collecott.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, também considerou o acordo com o Reino Unido um avanço no tratamento que a Bahia vem dispensando à questão. “É mais um passo na consolidação do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, com o qual o estado vem promovendo importantes debates”, concluiu.

Gdf/al

Planserv reúne beneficiários em Irecê até outubro

Nesta quarta–feira (9), o Programa de Interação e Aproximação do Planserv com os usuários da assistência no interior do Estado, chega a Juazeiro com mais amplitude. Além das palestras envolvendo os servidores, a programação continua na quinta e sexta-feira (10 e 11), com visitas à rede referenciada (hospitais e clínicas). O objetivo é identificar novos prestadores para ampliar a oferta de serviços e verificar o atendimento prestado pelas clínicas e hospitais.

Estão previstos dois encontros na quarta-feira. O primeiro, acontece a partir das 9h, no auditório da 15ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES). Na ocasião, a equipe da Coordenação de Relacionamento com Beneficiários e Prestadores fará reunião com os servidores civis. A segunda reunião será às 14h30, com servidores militares, no auditório da Igreja Batista (Vila da Penha).

Durante os encontros, realizados pela equipe técnica da Coordenação de Relacionamento com Beneficiários e Prestadores (CRBP), os beneficiários contam com palestras informativas, oportunidade em que são apresentadas as ações já implantadas e as que estão em andamento para ampliar o acesso e melhorar a qualidade da assistência ao beneficiário do Planserv.

De acordo com o cronograma, os encontros prosseguem até outubro, com encontros em Irecê, Barreiras, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro. Na avaliação da equipe de Relacionamento do Planserv, o programa é inédito e vitorioso já que permite identificar as demandas dos beneficiários de cada região e receber sugestões para novas ações. A iniciativa conta com apoio de entidades sindicais - APLB, Fetrab, SindSaúde, Sindpoc, Sinpojud e Sindsefaz.

aas/is

Inscrições abertas para curso de espanhol na Uneb

O Núcleo de Estudos Hispânicos (Nehis) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas para turmas dos níveis básico, intermediário, instrumental e avançado de Espanhol. O curso, com duração de até 360 horas/aula, é voltado para públicos de diversas idades.

Há ainda duas turmas gratuitas, oferecidas pela organização, para funcionários da Uneb e alunos do curso de Letras com Habilitação em Língua Espanhola. O período de matrícula para os cursos do Nehis vai até 19 deste mês, no Departamento de Ciências da Vida (DCV), prédio 2, atrás da Biblioteca Central, no Campus I, em Salvador.

No momento da inscrição, é necessário que o estudante tenha em mãos uma cópia da identidade e uma foto 3x4. O investimento correspondente a um semestre é de R$ 200 (nível básico), de R$ 250 (níveis intermediário e instrumental) e de R$ 260 (nível avançado).

eas/om

Já está disponível na internet o cartão do vestibular da Universidade de Feira

A Universidade Estadual de Feira de Santana disponibilizou o cartão de convocação do vestibular 2008.2. Os candidatos devem acessar a seção Processo Seletivo do portal www.uefs.br.

O documento pode ser consultado até sábado (12), véspera do primeiro dos três dias de provas. Estão inscritos 11.279 candidatos, 755 a mais que em julho de 2007, que teve 10.524 concorrentes. Foram oferecidas duas mil isenções.

Pela quarta vez, a Uefs pratica a política de ações afirmativas, que reserva 50% das vagas para estudantes oriundos de escola pública. Dessas, 80% serão ocupadas por candidatos que se declararam afro-descendentes. Cada curso oferece duas vagas a mais para indígenas e quilombolas. Inscreveram-se por meio do sistema de cotas, 5.817 candidatos. Deste total, 53 são residentes em comunidades indígenas e 11 são de comunidade quilombola.

A Uefs oferece 685 vagas, distribuídas em 19 cursos, mais 38 vagas para indígenas e quilombolas. Novamente, o curso de Direito é o mais concorrido, com média de 42,15 candidatos por vaga. Enfermagem está em segundo lugar (37,72), seguido de Odontologia (31,83) e Engenharia Civil (25,77). O curso menos concorrido é o de Letras com Francês (3,33). A concorrência também pode ser consultada no portal www.uefs.br.


eas/is

2008-07-08

Terceiro lugar no Pan-americano, uma importante conquista de caratecas baianas

As caratecas baianas Larissa Ferreira e Arântia Lopes conquistaram o terceiro lugar, em suas categorias, no Pan-americano de Caratê 2008, realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e que envolveu mais de mil atletas de 35 países.

Larissa Ferreira, 13 anos, da categoria infanto-juvenil, disputou o Shiai Katá e o Shiai Kumitê (faixas marrom e preta), envolvendo todos os pesos, e conquistou o terceiro lugar no Shiai Kumitê. Já Arântia Lopes, 20 anos, da categoria adulta, competiu na modalidade Shiai Kumitê-Sambon, até 55 quilos, e também conseguiu a terceira colocação.

Nascidas e criadas no subúrbio de Plataforma, em Salvador, elas são alunas do faixa-preta, 6° DAN/FKIBA/CBKI, Carlos Assis, que se destacou na arbitragem do Pré e do Pan-americano 2008.


tas/om

Irecê sedia 1ª Conferência de Comunicação da Bahia

A conferência pretende criar alternativas para a democratização da informação e instrumentos que possibilitem a divulgação do conteúdo produzido também no interior. “Informação é um direito do cidadão e uma concessão pública. Esse debate deve fazer parte da agenda política brasileira”, afirmou o assessor-geral de Comunicação Social do Governo do Estado, Robinson Almeida.

As próximas plenárias territoriais serão nos municípios de Irecê (dia 12 deste mês), Juazeiro (dia 19), Salvador (dia 26) e Feira de Santana (dia 27).

gcm/om

VIII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito começa a inscrever

Realizado este ano em âmbito nacional, o VIII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito começa a inscrever. Para participar, os interessados terão até 30 de setembro para efetivar suas inscrições, que devem ser feitas somente pela internet (www.denatran.gov.br).

Depois de preencher todos os dados, o candidato deve encaminhar o trabalho, juntamente com a ficha de identificação gerada no ato da inscrição, para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, 5º andar, sala 515, CEP 70.064-900, Brasília/DF.

Podem participar do prêmio estudantes, profissionais que tiveram seus trabalhos divulgados em meios de comunicação em 2007 ou este ano, autores de obras relacionadas ao tema e órgãos e entidades de trânsito, organizações, instituições e empresas que promoveram programas ou projetos de educação no trânsito em 2007 ou este ano.

O resultado do concurso será divulgado em 4 de novembro deste ano no site do departamento.

aas/om

2008-07-07

Abertas as inscrições do edital para seleção de projetos de literatura de cordel

A partir desta segunda-feira (7) até 22 de agosto, estão abertas as inscrições do edital para seleção de projetos de publicação de textos inéditos de literatura de cordel.

Promovido pela Secretaria de Cultura/Fundo de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, o edital tem por finalidade valorizar as manifestações da cultura oral e popular no estado.

O total dos recursos disponíveis é de R$ 33 mil e o edital pode ser acessado no site da fundação (www.fpc.ba.gov.br).

Simpósio de cardiologia promovido pela Uesb começa dia 9

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, promove nos dias 9 e 10 (quarta e quinta-feira), no Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães, o 1º Simpósio de Cardiologia de Jequié.

Na programação, mesas-redondas, palestras e painéis enfocando temas como Fisioterapia no Pós-operatório, Cirurgia de Revascularização do Miocárdio e Intervenção Psicológica no Paciente Cardíaco.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (88) 179883 e 88 (160932).

eas/om

Projeto de museu itinerante em ônibus é uma iniciativa pioneira da Uneb

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), lança hoje segunda-feira (7), às 11h, no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, na abertura do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), o Projeto Ciência Móvel, um ônibus interativo com experimentos de ciência e tecnologia que percorrerá todo o estado.

O ônibus é o primeiro museu itinerante da Bahia. É equipado com mais de 30 experimentos permanentes de física, química, biologia, matemática e geologia, além de sala de jogos e equipamentos de projeção de filmes e vídeos.

Com um investimento de R$ 200 mil, sendo cerca de R$160 mil repassados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secti) e o restante oriundo de recursos próprios da Uneb, o projeto permitirá aos expectadores visualizar conceitos teóricos e explicações práticas sobre alguns fenômenos do dia-a-dia.

A iniciativa do projeto é da diretora do Museu de Ciência e Tecnologia , Adriana Cunha, também foi responsável pela reabertura do (MC&T), em agosto de 2006. Na época, o equipamento tinha apenas 30 peças e duas salas de exposição. Hoje, conta com mais de 100 peças em exposição, cinco salas e auditório equipado com sonorização. Mais informações no site www.uneb.br.

eas/is

Processo seletivo para médicos - inscrições vão até hoje

Estão abertas até hoje (7), as inscrições para processo seletivo simplificado para a contratação de médicos em diversas especialidades. As vagas disponíveis serão para as 1ª, 2ª, 6ª, 13ª e 20ª Diretorias Regionais de Saúde e os interessados poderão se inscrever no site www.saude.ba.gov.br, onde estará disponível a ficha de inscrição e todo o conteúdo do edital.

Depois de preenchida, a ficha de inscrição deverá ser impressa e entregue na Secretaria da Saúde, sala 3 térreo - Coordenação de Provimento e Movimentação, no horário das 14h às 17h30, juntamente com toda a documentação solicitada.

O Processo Seletivo Simplificado será constituído por Análise Curricular e Prova de Títulos, em caráter eliminatório e classificatório. As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação geral dos candidatos habilitados, e de acordo com a necessidade administrativa da Sesab. A remuneração é R$ 3.121,09, constituída pelo vencimento básico, acrescida de uma Gratificação de Incentivo à melhoria da Qualidade da Assistência Médica (GIQ), Gratificação por Exercício em Unidade Hospitalar (GEUH) e adicional de insalubridade.

Sas/al

2008-07-06

Vote na enquete para prefeito de Irecê - eleições 2008

A política de Irecê está entrando na reta final com a definição dos quatro candidatos a prefeito de Irecê:

1 - Adalberto Lelis Filho (Beto Lelis) - PDT
2 - Luiz Bezerra Sobral - PR
3 - Jorge Rodrigues - PMDB
4 - José Carlos Dourado das Virgens (Zé das Virgens) - PT

Mais uma vez colocamos uma enquete com transparência total, fornecida pelo maior site de pesquisas do mundo, o google. Você só vota uma vez.

Participe da enquete apenas se você for do município de Irecê e votar nesta cidade.

Mande o endereço deste site para que seus amigos também votem.

Produto proibido de fabricação, distribuição e comércio é motivo de alerta da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso do medicamento Cardioron em todas as suas formas farmacêuticas, concentrações e apresentações. O produto é fabricado pela Hipolabor Farmacêutica Ltda., com sede em Sabará (MG), e não possui registro na agência.

Em outra resolução, a Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, dos produtos sob vigilância sanitária fabricados e comercializados pela Physical Catalyst Indústria e Comércio Ltda., com sede em São Paulo (SP). Em especial, estão Catalisador Solavite PC-1 e Solavite Cell PC-1, PC-2 e PC-3. Segundo a agência, a empresa não tem autorização de funcionamento e os produtos não possuem registro/notificação e comprovação de eficácia terapêutica.

A Anvisa determinou ainda a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o país, do lote 09063389, fabricado em 11 de setembro de 2006 e com data de validade até setembro de 2009, do produto Solução de Ringer com Lactato de Sódio, fabricado pela Fresenius Kabi Brasil Ltda., de Campinas (SP), por não atender às exigências regulamentadas da agência.

sas/om

Seminário sobre línguas africanas promovido pela Uneb

Organizado pelos programas de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), em Estudo de Linguagens (PPGEL) e em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) promove o II Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas.

O evento é dirigido a estudantes, professores e população afrodescendente.

O encontro será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no novo Teatro Uneb, no Campus I, em Salvador, e tem como objetivo despertar o interesse pelos estudos das línguas e culturas africanas, além de discutir a influência da África no Brasil e a relevância desses estudos na formação brasileira.

Mais informações no site www.uneb.com.br.

eas/om

Arquivo


Teste sua Memória