2008-07-18

Irecê pode ser um dos finalistas da Copa do Sertão

A rodada decisiva pela semifinal da Copa do Sertão de Futebol Sub-19 acontecerá neste final de semana, quando serão conhecidos os dois finalistas. No sábado (19), às 15h30, jogam Irecê x Central. No domingo, Ibipeba x João Dourado.

O campeonato é promovido pela Sudesb, com apoio da Federação Baiana de Futebol e da Assessoria de Esportes do Território de Irecê (Aresi). A primeira rodada aconteceu sábado passado. Central ganhou por 1 a 0 de Irecê (em Central) e Ibipeba derrotou João Dourado por 3 a 2, no estádio local.

A Copa do Sertão, teve início no dia 12 de abril, reunindo 16 seleções municipais da micro-região de Irecê. A disputa tem a participação Ibititá, Barra do Mendes, Barro Alto e Ibipeba, pelo grupo 1, Canarana, América Dourada, Cafarnaum e João Dourado (grupo 2), São Gabriel, Jussara, Itaguaçu e Irecê (grupo 3) e Presidente Dutra, Xique-Xique, Central e Uibaí (grupo 4).


tas/is

Trabalho no combate ao racismo ambiental será destaque no seminário internacional de Educação

O trabalho desenvolvido pelo governo da Bahia, por meio do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no combate ao racismo ambiental será um dos destaques do Seminário Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento Comunitário, a ser realizado em São Tomé e Príncipe, na África, de 24 a 31 deste mês.

O diretor-geral do Ingá, Julio Rocha, e o assessor para Povos e Comunidades Tradicionais da autarquia, Diosmar Marcelino Filho, vão representar o estado. Rocha será relator do Grupo de Trabalho sobre o Papel Social e Político da Educação Ambiental na Conservação da Biodiversidade, e Diosmar Filho relator do Grupo de Trabalho sobre o Papel da Juventude para as Sociedades Sustentáveis.

Durante o seminário, serão apresentadas as experiências desenvolvidas pelo governo da Bahia na gestão participativa das águas que têm envolvido as comunidades e povos tradicionais e a sociedade, de um modo geral, na gestão dos recursos hídricos e promovido debates, reflexões e ações de enfrentamento ao racismo ambiental que é praticado, segundo os pesquisadores, sobretudo, em territórios de concentração de grupos étnicos e raciais.


mas/om

2008-07-16

Universidade para Todos reinicia aulas quinta-feira (17)

As aulas do programa Universidade para Todos serão retomadas em todos os pólos, na capital e interior do estado, a partir desta quinta-feira (17). A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), após reunião administrativa nesta terça-feira (15), na Secretaria Estadual da Educação (SEC), divulgou comunicado à imprensa neste sentido.

Segundo a nota da Uneb, “a suspensão das atividades do programa por alguns dias foi necessária para que fossem realizados alguns ajustes administrativos, considerando a nova formatação do programa, em consonância com a SEC e as quatro universidades estaduais que operam o programa”.

O comunicado diz, ainda, que, segundo a nova formatação, o pagamento de todos os recursos humanos do programa (professores e técnicos) passa a ser efetuado através de bolsas (bolsistas).

A formatação foi proposta por um Grupo de Trabalho (GT) que se constituiu para apreciar a questão, formado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a SEC, e as Procuradorias Jurídicas das universidades estaduais.


Eas/af

Nota do Governo da Bahia sobre a Toyota

O Governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (15), nota pública sobre a decisão da montadora de automóveis Toyota em abrir uma segunda fábrica também no estado de São Paulo.

Abaixo, a íntegra da nota:



Nota Pública



Ao receber o comunicado formal da direção da Toyota do Brasil, o Governo da Bahia manifesta o seu respeito pela decisão de implantação da segunda unidade da montadora no município de Sorocaba, São Paulo, a 20 quilômetros da unidade já em operação, e deseja pleno êxito à empresa.

Ao longo de mais de um ano de trabalho, a equipe técnica do Governo elaborou, com extremado profissionalismo, uma proposta atraente o bastante para manter a Bahia na disputa com São Paulo, depois de descartadas as propostas dos demais estados interessados. O mesmo esforço que tem logrado êxito em outros segmentos está e continuará sendo empreendido para manter e acelerar o desenvolvimento econômico da Bahia, gerando desenvolvimento com inclusão e criação de oportunidades para todos os baianos e baianas.


Governo da Bahia
Terra de Todos Nós

2008-07-15

Racha político em Irecê favorece vitória do ex-prefeito Luis Sobral

Não é preciso ser inteligente, nem analista político, para saber que Luiz Bezerra Sobral, ou Sobral, como é mais conhecido, se tornou o candidato favorito número 1, para ganhar as eleições 2008 de Irecê, nas atuais circunstâncias.

Os sobralenses fizeram rezas e mais rezas, promessas e mais promessas para Santo Cinquentaeum, Santo Zelino, Santo Pásouto, Santo Félixme e ficaram o tempo todo na expectativa, torcendo ardentemente para que seu pedido fosse atendido. E qual o pedido? Que as chamadas "esquerdas" de Irecê se dividissem ao máximo. Quanto mais divididas melhor.

Nas rezas e promessas deles também incluía o pedido que o grupo deles permanecesse inteiro, sem nenhum esfacelamento.

E aí aconteceu exatamente o que eles queriam. Zé Duarte que poderia tirar votos do grupo de Sobral foi jogado para o lado, descartado, apesar de seu grande prestígio político e social. Fora da jogada política, Zé Duarte não poderia comer do bolo de Sobral.

Explico melhor. Vamos imaginar que o eleitorado de Irecê seja um bolo. Uma banda do bolo ficou com Sobral. Zé Duarte foi eliminado e já não pode comer da banda do bolo de Sobral.

E a outra banda do bolo ficou com três pessoas bastante influentes na sociedade ireceense: Zé das Virgens, Beto Lelis e Jorge Rodrigues.

Sobral tem mais bolo, ou seja, tem mais voto do que os outros três separados. Portanto, é o favorito nesta eleição.

Para ilustrar melhor: no passado juntaram-se Zé das Virgens, Beto Lelis, Joacy e Jorge Rodrigues, entre outras cabeças pensantes da chamada "esquerda", para ganhar a eleição de Sobral.

E se Sobral ganhar a eleição 2008 em Irecê?

E agora o que acontece? Separaram-se Zé das Virgens, Beto Lelis e Jorge Rodrigues para permitirem que Sobral volte a ganhar a eleição em Irecê.

E se Sobral ganhar a eleição em Irecê?

E se a coisa continuar como está, Sobral pode preparar o foguetório, porque será o próximo prefeito de Irecê.

Ele sem estudo vai governar os milhares de Dourado e de não Dourado que fizeram faculdade, se bem que nem sempre estudo significa competência. A panela de ouro ou a panela dourada vai quebrar.

E quem achar ruim que vai TNC!

2008-07-13

4ª Mostra Baiana de Videoclipes - inscrições até dia 25

Evento que marcou época no cenário audiovisual e musical baiano, a Mostra Baiana de Videoclipes está de volta em sua quarta edição, nos dias 15 e 16 de agosto, na Sala Walter da Silveira (localizada no complexo da Biblioteca dos Barris), com o melhor da produção baiana de clipes desde a última edição da mostra, em 2003.

As inscrições para o evento vão até o dia 25 deste mês, no Tom do Saber (Rua João Gomes, 249, Salvador, Bahia/CEP 41950-640, telefone 3334-5677), onde deve ser entregue o material.

A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da mostra (www.myspace.com/mostrabaianadevideoclipes).


cas/om

Arquivo


Teste sua Memória